Boi de Mamão, Boi de Inclusão.

No mês de agosto comemoramos o Folclore Brasileiro, neste ano os Centros de Educação Infantil João Ignácio Filho, Lindolpho José da Silva e Pequeno Príncipe, assim como as Escolas Municipais João Agnelo Vieira, Amaro Coelho e Rosalvo Fernandes, receberam uma maravilhosa apresentação do grupo Família Mattos: Boi de Mamão, Boi de Inclusão.

As Unidades de Ensino prestigiaram um momento cultural maravilhoso do Boi de Mamão. O grupo Família Mattos composto por Valério Mattos, sua esposa Maria Bernadete, seus filhos Leonardo e Pedro e a cunhada Márcia, fizeram uma apresentação cheia de alegria, contando a história do Sr. Zé e seu boi, em uma linguagem totalmente voltada às crianças. Junto com a apresentação, Valério Mattos doou 60 livros de sua autoria, para cada Unidade de Ensino.

O grupo Família Mattos, surgiu em 1998, com a realização da apresentação do Boi de Mamão, com crianças especiais na escola que Valério atuava como professor de Arte em Joinville. a partir daí foram surgindo convites para apresentações em outras escolas. Após sua aposentadoria, passou a contar com sua esposa e seus filhos para realizar apresentações.

Através da Fundação Cultural Catarinense, ganhou o prêmio Elisabete Anderle de apoio a cultura, com o Boi de Mamão, Boi da Inclusão, onde os integrantes eram alunos das escolas APAE e AJIDEVI e crianças especiais do ensino regular de Joinville. Em seguida Valério Mattos escreveu o livro Boi de Mamão, Boi da inclusão. Com o prêmio, veio o patrocínio para doar livros e realizar as apresentações gratuitas em municípios e escolas distantes. Segundo Valério Mattos, “a versão que fizemos do Boi de Mamão é destinada aos CEIs e Anos Iniciais, levando a cultura de forma pedagógica e mostrando às crianças a não violência ao boi”.

Valério Mattos é professor aposentado de Arte, escritor infantil e artista plástico visual. Confeccionou os personagens de Boi de Mamão, abaixo segue a lista de suas obras:

2012 – O Mundo Mágico das Cores

2014 – O Mundo Mágico das Cores 2

2016 – Boi de Mamão, Boi da Inclusão e Desenhando com Chimbica

2018 – O Mundo Mágico das Cores para Colorir, O Mundo Mágico das Cores 2 – O Resgate das Cores neutras e Chimbica o Menino Tagarela.

2021 – A Centopeia de Rodinhas (livro que conta sua história)

Em 2021, o grupo recebeu um certificado de Ponto da Cultura, que é um reconhecimento nacional para a apresentação do Boi de Mamão, Boi da Inclusão. Segundo Valério Mattos: “Mostro para as crianças como cadeirante, que sendo criativo, tendo talento, e coragem, você pode fazer o que quiser”.

Contato grupo Família Mattos: (47) 99041521 – Youtube: Valério Mattos