Setembro Amarelo💛

Mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio

Há alguns anos no Brasil o mês de setembro dá destaque à temática da valorização da vida e da prevenção ao suicídio. Falar sobre saúde mental nos leva a refletir também sobre a importância do fortalecimento dos vínculos e dos cuidados nas relações com a coletividade, buscando a produção de saúde e a promoção da vida nas relações cotidianas.

A campanha de setembro é uma oportunidade para refletir que saúde mental é algo que se constitui a partir de diversos fatores – se produz em coletivo e se constitui nas relações e nas condições concretas de vida. Condições dignas de vida são produtoras de saúde mental!

Algumas situações de sofrimento necessitam de um olhar e uma abordagem mais especializada. O SUS possui uma rede de atenção à saúde mental e atualmente no município ela é composta pelos serviços nas unidades básicas de saúde (postinhos de saúde), serviço especializado em psicologia e Centro de Atenção Psicossocial, mais conhecido como CAPS. Os profissionais desses serviços são preparados para acolher e escutar pessoas que estejam em situação de sofrimento. Para mais informações sobre a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência, consulte o site da prefeitura.

Somando aos serviços do SUS, existem outros caminhos possíveis no cuidado à saúde mental por meio de outras instituições que oferecem ajuda e atendimento profissional gratuito.

Contatos:

Centro de Atenção Psicossocial

Endereço: Avenida Coronel Almeida, nº 200

Serviço de Psicologia (SPsi) da Univille

Esse serviço reúne egressos do curso de Psicologia para realizar atendimento online e gratuito à população.

O contato pode ser feito pelo número 98412-7010.

Centro de Valorização da Vida – CVV

Esse serviço realiza apoio emocional, sob total sigilo por telefone (188), email e chat (site) 24 horas todos os dias.

O curso de Psicologia da ACE também possui serviço de atendimento gratuito à população.

Você pode entrar em contato pelo número 3026-8252.

Como a educação pode ser um lugar que pode promover relações mais saudáveis, trazemos uma sugestão do grupo de extensão Super Ação do IFC. O material foi elaborado especialmente para o mês de setembro apontando para a importância da valorização das relações interpessoais.

Ao considerar a importância das relações e dos espaços que circulamos, o Super Ação nos convida a ter um olhar mais sensível para o outro no cotidiano das instituições educacionais. Para isso foram disponibilizados três modelos de cartões que podem ser utilizados para trocas entre adultos, entre crianças ou para pessoas da comunidade.

O envio do cartão é simbólico para o mês de setembro e tem o intuito de possibilitar demonstrações de valorização e afeto. Veja a seguir as sugestões de modelos. O Super Ação ainda sugere que sejam organizados varais nas instituições educacionais com os cartões enviados.

🌻
💛

O Modelo 1 pode ser entre estudantes da Escola com o sentido de escrever algo que faça a pessoa destinatária se sentir valorizada pela amizade:

O Modelo 2 é para mandar uma mensagem de força e apoio para quem precisa. As mãos simbolizam ajuda, seja para ouvir ou para estar presente.

O Modelo 3 é mais afetivo. A pessoa destinatária pode ser alguém com vínculo afetivo (família e amizades).